DEPENDÊNCIAS

A dependência de substâncias define-se como uma dependência de um "tóxico" ou droga que provoca adicionalmente perturbações psicológicas. A toxicodependência pode ser definida como o consumo repetido, permanente e compulsivo de uma droga.

A cocaína é um estimulante muito poderoso. Altamente viciante, mesmo a curto prazo. Pode ser tomada pela via oral, inalada sob a forma de pó (cheirada) ou pode ser injetada, em geral diretamente em uma veia. Quando fervida com bicarbonato de sódio, a cocaína é convertida em uma base denominada crack, podendo então ser fumada. O crack atua quase tão rapidamente quanto à cocaína injetada pela via intravenosa. A cocaína intravenosa ou inalada produz uma sensação de alerta extrema, de euforia e de grande poder.

O tabagismo é caracterizado pelo consumo excessivo de tabaco. Existem três níveis de dependência, físico, psicológico e comportamental.

Como o nome indica, alcoolismo é a adição ao álcool. Ou seja, considera-se uma adição quando o comportamento é tido com frequência, dura 6 meses ou mais e é tão intenso que interfere na habilidade da pessoa ou jovem poder funcionar, em termos familiares, sociais e profissionais.


ASSINE NOSSO EBOOK!
É GRATUITO

Os seus dados serão utilizados unicamente para receber novidades nossas. Não serão divulgados.