A Perturbação de Estresse Pós-traumático é um distúrbio da ansiedade causado pela exposição a uma situação traumática avassaladora. Os sintomas característicos resultantes da exposição a um trauma extremo incluem uma reexperienciação persistente do evento traumático, evitamento de estímulos associados com o trauma, embotamento ou arrefecimento emocional geral e sintomas persistentes de activação psicofisiológica.

Para fazer o diagnóstico quadro sintomático completo deve estar presente durante mais de um mês e a perturbação deve causar sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, ocupacional ou outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Estima-se que entre 10% e 20% das pessoas que testemunham eventos traumáticos desenvolvem o estresse pós-traumático. Em Portugal esta perturbação atinge 1 a cada 12 portugueses, sendo a segunda doença psiquiátrica mais recorrente na população, atrás apenas da depressão. Ainda hoje cinquenta mil portugueses que combateram na guerra colonial sofrem de stress pós-traumático crónico.

 


ASSINE NOSSO EBOOK!
É GRATUITO

Os seus dados serão utilizados unicamente para receber novidades nossas. Não serão divulgados.